Sobre nós Contactos

NEWSLETTER
Recomendação
Visite-nos na nossa livraria, na Rua Nova da Trindade nº24, de 2ª a 6ª feira das 10h00 às 19h00.

*Sempre que procurar um livro nosso e informarem que o mesmo está esgotado não deixe de se dirigir à nossa livraria ou consultar este site.

Título Autor Colecção ISBN  
O rapaz da última fila / Palavra de cão / Bucha e Estica
Autor: Juan Mayorga
Tradutor: António Gonçalves
Colecção: Teatro
Ano de Edição: 2008
ISBN: 978-972-8972-16-5
Indisponível
Sinopse
«O rapaz da última fila é uma peça sobre a escola e a família, onde se encontram duas personagens, duas aves raras. Uma é um professor de literatura, de liceu, Germano, que terá uns 50 anos. Escolheu esta profissão porque pensava que lhe ia permitir viver em contacto com os grandes livros, e transmitir o seu amor por eles. Este Germano, um dia, está a tentar explicar a noção de ponto de vista aos alunos e, para isso, pede-lhes que escrevam sobre o que fizeram no último fim-de-semana. E entre redacções horríveis descobre uma, inesperada pelo seu conteúdo e forma, que é a da outra personagem especial, o rapaz da última fila. Aí produz-se um encontro complexo, cheio de desencontros.
Palavra de cão é uma peça que escrevi a partir do maravilhoso Colóquio de Cães, de Cervantes. Em Cervantes, encontramos a trama da novela picaresca, em que uma personagem relata à outra a sucessão de trabalhos que teve, de casas onde viveu. E Cervantes dá uma explicação até certo ponto mágica da razão por que os cães falam: havia uma bruxa que queria castigar outra, e lhe transformou em cães os filhos. Tentei dar a volta à questão, e transformei-a na espinha dorsal da peça (…). Não sei se Bucha e Estica pode ser considerada uma comédia. Contudo pretende fazer rir. Bem como explorar linguagens onde a minha escrita ainda não se tinha aventurado – o âmbito do verbal, a linguagem do gesto, a fisicalidade do actor. Sem renunciar, claro, à palavra, mas colocando-a em permanente tensão com o corpo que a diz. Bucha e Estica deve muito à convenção dos palhaços, à artificialidade do cinema mudo e às descobertas do teatro gestual.» Juan Mayorga
 


voltar
Paypal.com